sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

exercicio nº6 camara pinhole

Câmara Pinhole

Uma câmara pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. A designação tem por base o inglês, pin-hole, "buraco de alfinete" e é usada para referir a fotografia estenopeica. Este tipo de fotografia é uma prática económica e simples pois utiliza uma qualquer caixa em que a luz não penetre. A existência de um pequeno furo, estenopo do grego stenopo e que em português permite designar este tipo de fotografia por Fotografia Estenopeica.
Construção da câmara pinhole
As câmaras pinhole são normalmente feitas à mão pelo fotógrafo para um propósito particular. Em sua forma mais simples, a máquina de fotografia pinhole consiste de uma caixa com um furo num dos lados e papel fotográfico no lado oposto. Um pedaço de fita-cola preta pode servir como obturador. O furo geralmente é feito utilizando uma agulha de costura de diâmetro pequeno feito num pedaço de alumínio fino. Este pedaço de metal é colocado então dentro da caixa no buraco. Uma caixa de nesquik, sapatos ou vinho pode tornar-se uma excelente câmara pinhole.
São construídas frequentemente câmara pinhole com um rolo de filme ou ajustes que regulam a distância entre o filme e furo. Movendo o filme para mais próximo do buraco resultará em um amplo ângulo do campo de visão e um tempo de exposição mais curto. Movendo o filme para mais longe do buraco resultará em uma telefoto ou um ângulo de visão estreito e um período de exposição mais longo.



Nenhum comentário: